COP 29 AÇÃO CLIMÁTICA

Entregando saúde e educação para as pessoas, o planeta, a paz e a prosperidade

A ONG Zero Water Day Partnership, a Universidade da Pensilvânia e a Universidade Federal Fluminense realizaram uma série de eventos online paralelos à Conferência Climática COP 29, em Baku, Azerbaijão, no dia 18 de novembro de 2024.

Organizado sob o título “Promovendo saúde e educação para pessoas, planeta, paz e prosperidade”, o foco dos eventos é na EDUCAÇÃO como fio condutor que articula as etapas do programa. O objetivo foi revisitar o status da educação através dos 17 ODS, com ênfase nos ODS 3 e 4.

O programa se divide para promover a educação para a cidadania global no desenvolvimento sustentável em escolas, demonstrando que a educação e o treinamento profissional devem fomentar um pensamento crítico centrado no planeta que promova equidade em saúde.  Julian Fisher, presidente da Zero Water Day Partnership destaca que “O Brasil liderou um chamado para educação para o desenvolvimento sustentável e cidadania global com ações coletadas em 5 áreas de importância crítica para a humanidade e o planeta; pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria”.

As mudanças climáticas, poluição e perda de biodiversidade foi discutida por especialistas globais, assim como os impactos no setor de saúde bucal. Guiada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e pelo Plano de Ação Global de Saúde Oral da OMS 2023-2030, a conferência enfatiza uma abordagem transdisciplinar na educação e prática odontológica. Paulo Henrique Fraccaro (Superintendente) e Regiane Marton (Diretora e Responsável pelo Setor da Odontologia) na ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos), dizem que incentivar a inovação é um elemento chave para a incorporação dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), no Complexo Econômico-Industrial da Saúde, para reduzir a iniquidade de acesso da população à saúde.

O evento também lançou a 4ª Conferência de Saúde Bucal e Ação Climática que será realizada durante a COP30, em Belém do Para, no Brasil em 2025.  Os temas envolvem desde a necessária preparação para a COP 30 o fortalecimento das ações para saúde bucal e planetária com foco especial em inovação tecnológica e social e as estratégias de alcance para maximizar o engajamento popular e não deixar ninguém pra trás.  Claudio Fernandes coordenador da agência de inovação da UFF reafirma “A UFF está comprometida em facilitar o desenvolvimento de soluções sustentáveis para a descarbonização da economia, também no setor saúde”.

As atividades foram encerradas com a iluminação simbólica do icônico monumento ao Cristo Redentor para marcar a urgência de aumentar a conscientização sobre sustentabilidade no setor de saúde e destacar os determinantes sociais e ambientais da saúde.

Para assistir o evento na íntegra basta clicar no link abaixo: 

4th Global Oral Health & Climate Action Conf.: Oral Health for People, Planet, Prosperity & Peace

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Organizadores

Zero Water Day Partnership

A organização não-governamental sediada na Alemanha defende a integração da saúde planetária e humana como produto direto da sinergia entre a educação em universidades e escolas, afirmando que a saúde planetária se beneficia do fortalecimento da educação da força de trabalho em saúde nos determinantes sociais da saúde.

 

 

 

 

Universidade da Pensilvânia, Faculdade de Odontologia

O Centro para Saúde Bucal Global Integrativa da Universidade da Pensilvânia reúne pesquisadores, educadores e profissionais de saúde para buscar soluções criativas para as necessidades de saúde bucal, relacionadas à prevalência mundial de cáries, doenças periodontais, edentulismo, câncer bucal e deformidades craniofaciais, que afetam mais de 3 bilhões de pessoas anualmente.

 

 

 

Universidade Federal Fluminense,
Agência de Inovação

O centro de sustentabilidade do Instituto de Saúde de Nova Friburgo e a Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense unem-se para integrar iniciativas educativas de desenvolvimento sustentável com projetos de inovação tecnológica e social na saúde, com o objetivo de criar soluções mais sustentáveis para produtos e serviços no setor de saúde.

 

Skip to content