LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE PESQUISA BIOMÉDICA
Histórico
O Laboratório Multiusuário de Pesquisa Biomédica (LMPB) de Nova Friburgo ocupa uma área de aproximadamente 100m², disponibilizando uma grande variedade de equipamentos (adquiridos em projetos individuais e/ou em grupo dos professores que utilizam o espaço), o que propicia um gerenciamento e uso dos equipamentos mais dinâmico e, portanto possibilitando a ampliação da comunidade atendida e otimizando o uso dos recursos. O LMPB atualmente conta com 1 técnico de laboratório. Apesar da estrutura hoje existente já dar suporte a inúmeros projetos, o LMPB apenas iniciou seu funcionamento em 2013, após uma reforma da área cedida pela direção do ISNF no final de 2012 com recursos dos projetos dos vários professores.
Objetivos
Desenvolvimento de pesquisa científicas utilizando amostras de origem animal ou Humana.
Equipe
Vinicius D’Avila Bitencourt Pascoal (pesquisador responsável)
Caroline Fernandes dos Santos Bottino
Leonardo de Souza Mendonça
Thereza Cristina Lonzetti Bargut
Aislan Cristina Rheder Fagundes Pascoal
Bruno Kaufmann Robbs
Elan Cardozo Paes De Almeida
Gabriela Alessandra da Cruz Galhardo Camargo
Contato
E-mail: lmpb.uff@gmail.com
Telefone: (22) 3016-2331
Website: http://www.punf.uff.br/lmpb/
Descrição das Atividades
O LMPB possui dois andares. No primeiro andar, está localizada a Sala de Histopatologia e a Sala dos Microscopia, equipado com um microscópio de Varredura e Microscópio de Micro-dissecção a laser PALM MicroBeam com Fluorescência da Zeiss. No segundo andar, localiza-se o Biotério, quatro Salas de Experimentação Animal e uma Sala maior onde são realizados os ensaios de Bioquímica e de Biologia Celular e Molecular.
Projetos e/ou Linhas de Pesquisa
Doenças cardiometabólicas e Nutrição experimental;
Avaliação da atividade antiinflamatória, antinociceptiva, antiproliferativa e anticâncer de plantas coletadas na Serra Fluminense;
Estudo do Carcinoma de Células Escamosas de Boca (CCEB): Mecanismo Moleculares da Carcinogênese e Aplicação de Extrato de Plantas Medicinais como Método de Tratamento;
Estudo de metabólitos secundários da flora serrana do Rio de Janeiro e suas propriedades bioativas;
Estudo da patogênese da doença periodontal.
Financiamento Público/Privado
FAPERJ, CNPq, FINEP e PROPPI UFF (fomentos ao pesquisador ou para grupo).
Serviços Oferecidos
Pesquisa cientifica, Curso de Férias (extensão) e Aulas práticas (Ensino).
Público-Alvo
Estudantes de graduação, pós-graduação e ensino médio.
Equipamentos Disponíveis
BIOTÉRIO: O biotério do LMPB está cadastrado e aprovado para funcionar segundo o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), Processo N° 01200.004824/2012-15. Nele são manipulados apenas roedores fornecidos pelo Núcleo de Animais de Laboratório (NAL) da UFF e, atualmente, os experimentos têm utilizado camundongos das linhagens C57Bl/6, BALB/c e Swiss, além de ratos da linhagem Wistar.
SALA DE EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL: Existem 4 salas de experimentação animal, isoladas dos demais ambientes. Elas são utilizadas para a realização de procedimentos invasivos e não invasivos nos animais, eutanásia, lavagem das caixas e troca de maravalha. Possuem balança, para as atividades de rotina do experimento como pesagem dos animais, da ração ingerida e consumo de água. Os animais são mantidos em microisoladores individuais (Scienlabor) ou gabinete para biotério (Insight).
SALA DE HISTOTECNOLOGIA: Esta sala possui quatro bancadas de mármore em toda sua lateral, uma delas contendo duas pias, havendo também duas bancadas centrais para manuseio de amostras, subdividindo assim a sala em dois ambientes. Este espaço é utilizado para a realização das técnicas de rotina de histologia e imunohistoquímica. A sala possui: estufa de secagem 81L-S:1403.0271/127-220V-NT Nova Técnica, placa aquecida O Patologista bivolt, micrótomo rotativo de parafina Lupe, criostato Leica, banho histológico Lupe, bateria de coloração manual para tecidos histológicos, microscópio Evos XL ThermoScientific, microscópio óptico Leica DMLB, microscópio óptico Diagtech acoplado a câmera DCM510, notebook 14-2620 com Intel CoreDuo I3 4GB 750GB Led 14′ preto W8 Dell equipado com software para análise morfométrica Image-Pro® Plus versão 4.5 Media Cybernetics e software de análise estereológica STEPanizer, além de duas capela de exaustão de gases.
SALA DE MICROSCOPIA: Possui um sistema de micro-dissecção a laser com sistema de fluorescência da PALM MicroBeam Zeiss e um microscópio eletrônico de varredura – MEV equipado com com EDS, adquiridos por Edital MCTI/FINEP/CT-INFRA.
SALA DE BIOQUÍMICA, BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR: Esta sala possui banho maria médio S:1402.0133-220V-NT 245 Nova Técnica, placa agitadora, banho seco NI1360, capela de exaustão de gases, homogeneizador de tecidos ultra-turrax T10 Basic Ika para volumes de 0,5 a 100 mL, sistema de purificação de água Milli-Q Millipore, centrifuga refrigerada de microtubos NT-805 Nova Técnica, centrifuga refrigerada para tubo Falcon NT-825 Nova Técnica, fluorômetro Qubit 2.0 Life Technologies para quantificação de amostras de DNA-RNA-PTN, fonte para eletroforese EPS 301 GE, cuba completa para eletroforese vertical SE 260 GE, unidade de transferência úmida, c-Digit blot scanner para detecção de proteínas em membrana (Western blot), termocicladora em tempo real Eco-Real Time PCR System Illumina e Laptop 11′ Dell, geladeira com freezer separado, freezer consul vertical -20°C 142L CVU20 220V, espectrofotômetro de microplacas Epoch Biotech, ultrafreezer -80°C e termocicladora Applied.