Saúde Bucal Sustentável: Para Não Deixar Ninguém Para Trás

24 de janeiro de 2025, às 11:30 na ARENA CFO, CIOSP, São Paulo 2025

Objetivos da Sessão

Enfatizar a urgência de abordar os impactos das mudanças climáticas nos sistemas, serviços e cuidados de saúde bucal e seus efeitos desproporcionais nas populações vulneráveis ​​e nos povos indígenas.

Destacar o papel da inovação, juntamente com a liderança e a colaboração, no avanço da saúde bucal sustentável e equitativa.

Explorar como a educação, o desenvolvimento da força de trabalho, a implantação, retenção e o alinhamento de políticas podem preparar o setor de saúde bucal para enfrentar os desafios futuros.

Mobilizar as partes interessadas por meio de uma abordagem transdisciplinar para incorporar o desenvolvimento sustentável nas práticas e sistemas de saúde bucal.

conceito

A mesa redonda Saúde Bucal Sustentável: Para Não Deixar Ninguém Para Trás, organizada pela Associação Brasileira de Odontologia (ABCD) e pela Universidade Federal Fluminense (UFF), visa abordar a intersecção entre saúde bucal, mudanças climáticas e a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. A sessão explorará uma ampla estrutura de soluções interconectadas para o desenvolvimento sustentável, incluindo inovação, liderança, educação, integração de políticas e ação colaborativa para construir um setor de saúde bucal resiliente e inclusivo.

Este evento posiciona o Brasil como líder em saúde bucal sustentável, preparando o cenário para novas discussões na COP30.

Guiada por líderes de saúde bucal de renome internacional, a sessão foca o programa em desafios e soluções para um futuro de saúde sustentável

Tópicos

A Visão da OMS para a Estratégia Global de Saúde bucal: Compreendendo a estrutura global para abordar as mudanças climáticas e as inequidades em saúde.

Modelos de saúde bucal centrados nas pessoas e no planeta: Promover acessibilidade, preço acessível, inclusão e coesão social para não deixar ninguém para trás.

Inovação como catalisador para a mudança: entender como novos modelos de saúde bucal sustentável podem acelerar soluções transformadoras e explorar como os avanços na tecnologia podem aprimorar práticas e sistemas sustentáveis ​​de saúde bucal.

 

Competências de preparação e sustentabilidade da força de trabalho: Garantir que a próxima geração de profissionais esteja equipada com as habilidades e a mentalidade para os desafios emergentes.

O papel da liderança e da colaboração: Demonstrando como parcerias transdisciplinares e governança forte, geram resultados impactantes.

Chamada para ação

Moldando o Futuro da Saúde Bucal Sustentável

O Chamado

O Chamado à Ação de São Paulo: Moldando o Futuro da Saúde Bucal Sustentável será lançado em 24 de janeiro de 2025, na ARENA do CFO durante o CIOSP, como um resultado da contribuição de vários parceiros e reúne caminhos para a transformação do segmento de saúde bucal.

O Compromisso

O compromisso traz recomendações para mobilizarmos os diferentes setores da sociedade pela sustentabilidade da saúde, indo ao encontro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 03 (Saúde) da Agenda 2030 da ONU.

Venha Aderir

Pessoas e instituições de todos os tipos, poderão aderir ao compromisso estabelecido neste chamado. A adesão é voluntária, gratuita e executada por meio do preenchimento de formulário online no site Saúde Bucal Sustentável | AGIR | UFF-NF. Com isso, criaremos uma rede de parceiros para dialogar sobre o desenvolvimento sustentável do segmento saúde, planejar e implementar ações para promovermos a transformação que a sociedade espera.

CLIQUE AQUI para assinar o Chamado à Ação de São Paulo: Moldando o Futuro da Saúde Bucal Sustentável

CLIQUE AQUI para baixar o Chamado à Ação de São Paulo: Moldando o Futuro da Saúde Bucal Sustentável

Principais referências do evento

 

Skip to content