Ação de sustentabilidade nas unidades de saúde pública de Nova Friburgo

Você já parou para pensar o que acontece com as escovas e tubos de pasta de dentes usados?

Cerca de 3,6 bilhões de escovas de dentes são descartadas anualmente em todo o mundo.  Só no Brasil, a soma de escovas descartadas supera 3.000 toneladas por ano.  Apesar de serem produtos feitos com plásticos recicláveis, infelizmente o descarte de escovas dentais é mal aproveitado e 80% desses resíduos acabam parando no mar!

Conscientes com a importância de promover hábitos sustentáveis, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo vai oferecer para a população de Nova Friburgo, postos de coleta específicos para escovas de dentes e outros produtos de higiene bucal, em todas as unidades de saúde bucal do município.

O projeto resulta da iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação de Saúde Bucal, em parceria com professores do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) da Universidade Federal Fluminense, a startup RECICLOTRON incubada no Hub de Inovação do ISNF, e o Projeto CURACYCLE da CURAPROX.  O objetivo principal do projeto é incorporar os princípios da AGENDA 2030 da ONU e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) nas práticas da odontologia das unidades de saúde do município.

O lançamento do Projeto Saúde Bucal Sustentável ocorreu no dia 05 de julho às 10h, no pátio da sede da prefeitura municipal, com uma ação de descarte consciente e destinação segura dos produtos de higiene bucal.

A CURAPROX, uma das parceiras no projeto, promove a sustentabilidade ambiental de produtos de higiene bucal, através do PROJETO CURACYCLE transformando os descartes em novos produtos. Os resíduos são moídos/triturados e se tornam chapas ecológicas para utilizar em móveis, luminárias, objetos de decoração, capas de cadernos/agendas e até armações para óculos. Dessa forma, a CURAPROX contribui para a preservação do meio ambiente, reduzindo a pegada de carbono associada à produção e ao descarte desses produtos.

Além disso, a RECICLOTRON, startup incubada no ISNF/UFF, gamifica o processo, incentivando a reciclagem mediante a troca dos resíduos por Reciclopontos. A moeda digital poderá ser utilizada para obter benefícios no varejo local numa rede de parceiros do meio ambiente.

Professores do ISNF participam do projeto com palestras sobre a aplicação dos princípios de sustentabilidade e aplicação do ODS3 – SAÚDE na área de odontologia, direcionadas à formação das equipes de saúde bucal do município.

Encontre a lista das Unidades de Saúde com os postos de coleta:

Como usar os RecicloPontos: https://www.instagram.com/reel/CdY1DD1p1_M/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

CURACYCLE – Veja o que fazemos com os resíduos: https://www.instagram.com/reel/C7FMAeax6Pu/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Claudio Fernandes

Coordenador da Agência de Inovação